Formação Presencial ou Auto-Estudo – Formadores
GRAÇA MAIA
Consultora e Formadora
Licenciada em Gestão de Recursos Humanos e com uma pós graduação em Gestão de Empresas pela Univ. Católica.
Durante 14 anos exerceu a sua atividade profissional liderando e desenvolvendo Direções de Recursos Humanos em diferentes áreas de negócio (indústria, retalho, hotelaria e restauração). Em 2010 abraçou umas das suas áreas de eleição a consultoria e formação onde tem colaborado com diferentes empresas e com o objetivo claro de desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas com quem interage.
Tem uma vasta experiência em projetos na área comportamental e é certificada em Coaching, pela ICC- Internacional Coaching Comunity. Exerce atividade de consultoria, formação e coaching e é partner de um projeto de e-commerce na área da alimentação saudável.
Módulos
- Competências Nucleares de Gestão (Nível Júnior)
- Core Management Skills – Senior Level (Nível Sénior)
VIRGÍLIO VAZ
Diretor do Polo Logístico da Maia, na Sonae MC
Licenciado em Engenharia Química pelo Instituto Superior Técnico e Pós-Graduado em Engenharia da Qualidade pelo ISQ-UNL.
Iniciou a sua atividade na Quimigal Adubos em 1986, na área da produção e mais tarde na logística e gestão da produção. Em 1994 assume a gestão de operações no primeiro entreposto compósito na Sonae.
Ao longo do seu percurso na empresa assumiu a direção de lojas Continente por um período de sete anos. Regressou à logística, sendo atualmente diretor do Polo Logístico da Maia.
Paralelamente é formador na área da distribuição, logística e cadeia de abastecimento, bem como nas metodologias LEAN/KAIZEN.
Desde 2016/2017 é assistente convidado na licenciatura de Gestão da Distribuição e Logística Pós-Laboral, na ESCE | Instituto Politécnico de Setúbal.
Módulos
- Desenho da Cadeia de Abastecimento (Nível Júnior)
- Operação da Cadeia de Abastecimento e Logística: Armazéns (Nível Júnior)
- Logistics & Supply Chain Design – Senior Level (Nível Sénior)
- Logistics & Supply Chain Execution – Senior Level : Warehousing (Nível Sénior)
SANDIE COSTA
Diretora PWC
Licenciada pela FEP em Economia, tem uma especialização em Corporate Finance pelo ISCTE-CEMAF, um Programa Avançado de Liderança pela Universidade Católica e o MBA Executivo da Porto Business School.
Integrou a PwC Portugal em 2001 em Auditoria tendo transitado para o departamento de Advisory – Transaction Services em 2002, onde tem estado envolvida essencialmente em projetos de Fusões & Aquisições e de análise financeira.
Tem uma vasta experiência internacional: viveu em França, Itália e Finlândia e liderou projetos em Angola, França, Espanha, Itália, Alemanha, Finlândia, Islândia, EUA, Brasil e Índia. É formadora da PwC a nível nacional e internacional.
Módulos
- Business Principles – Senior Level (Nível Sénior)
CÉLIA PEDRO
Consultora Sénior
Consultora Sénior na indústria (metalúrgica, têxtil, material elétrico, telecomunicações) para otimização da cadeia de abastecimento e gestão da mudança em equipas sempre sustentada numa filosofia de melhoria contínua.
Experiência no setor da distribuição na otimização de toda a Cadeia de Abastecimento (CA). Projetos em vários domínios – Gestão de stocks e aprovisionamento, Logística Inversa, Canal grossista, Online, Logística Internacional – sempre desde a sua conceção até a sua implementação, abrangendo setor alimentar e não alimentar (fashion, eletrónica e desporto) e em diferentes tipologias de negócios.
Este universo abrange coordenação operacional entre centenas de lojas, entrepostos, e equipas centrais (comercias, compras, stocks, logística e transportes).
Licenciatura em Economia pela FEP, Professora convidada da Universidade Lusíada na área da gestão da cadeia da abastecimento e logística. Frequência em mestrado Economia Social Univ. Católica.
Módulos
- Competências Nucleares de Gestão (Nível Júnior)
- Desenho da Cadeia de Abastecimento (Nível Júnior)
- Operação da Cadeia de Abastecimento e Logística: Armazéns (Nível Júnior)
- Operação da Cadeia de Abastecimento e Logística: Compras e Aprovisionamentos (Nível Júnior)
- Core Management Skills – Senior Level (Nível Sénior)
- Logistics & Supply Chain Design – Senior Level (Nível Sénior)
- Logistics & Supply Chain Planning – Senior Level (Nível Sénior)
- Logistics & Supply Chain Execution – Senior Level: Sourcing (Nível Sénior)
JOSÉ VICENTE
Docente Universitário em Gestão e Logística
MBA/Mestrado em Logística pelo ISCTE/IST/EGP em 2002, Pós Graduação em Gestão Industrial pelo INDEG, PAGRH pela Universidade Católica e Licenciatura em Engenharia Mecânica pelo IST.
Docente convidado do ISEC Lisboa na área da Gestão e Coordenador do CTeSP em Transportes e Logística. Empresário no setor de Mediação Mobiliária. Colaborador desde 2005 da APLOG na formação, elaboração e adaptação de Manuais de Apoio à formação.
Docente no IPS na área da Logística. Experiência de 27 anos em Grupos de Media nacionais e internacionais nas áreas da Distribuição e Produção – Serviços e Indústria – em funções de Direção, culminando como Diretor Geral numa Empresa Gráfica líder de mercado.
Experiência na Indústria Automóvel em empresa multinacional na produção e logística de cablagens.
Módulos
- Princípios de Negócio (Nível Júnior)
- Competências Nucleares de Gestão (Nível Júnior)
- Desenho da Cadeia de Abastecimento (Nível Júnior)
FÁTIMA RODRIGUES
Docente convidada na Licenciatura de Gestão da Distribuição e Logística, ESCE | Instituto Politécnico de Setúbal
Licenciada em Gestão pelo ISEG, Universidade Técnica de Lisboa e com uma Pós-Graduação em Marketing e Negócios Internacionais, pelo ISCTE/INDEG.
Tem exercido a sua atividade profissional ao longo de 25 anos em diversas empresas, das mais variadas áreas, desde FMCG a Farmacêutica, tendo sido responsável por equipas de vendas, equipas de marketing, lançamento de novos produtos, logística internacional e nos últimos 11 anos como Responsável de Global Sourcing e Compras em multinacionais americanas.
Docente convidada da Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal, tem colaborado na Licenciatura de Gestão da Distribuição e da Logística.
Módulos
- Princípios de Negócio (Nível Júnior)
- Operação da Cadeia de Abastecimento e Logística: Compras e Aprovisionamentos (Nível Júnior)
- Business Principles – Senior Level (Nível Sénior)
- Logistics & Supply Chain Execution – Senior Level: Sourcing (Nível Sénior)
HELENA FIGUEIREDO
Diretora de Negócio Fernave
Integra, desde 1992, a Fernave, assumindo desde 2008 a função de diretora de negócio onde é responsável pelas áreas de formação, avaliação psicológica e consultoria estratégica.
Vasta experiência na coordenação de projetos na área do desenvolvimento estratégico dos recursos humanos em empresas de diferentes áreas de negócio com particular enfase no assessment, desenvolvimento, treino e certificação de competências, no âmbito do setor dos transportes, mobilidade e logística.
Mestre em ciências empresariais pelo ISCTE / INDEG e licenciada em psicologia social e das organizações pela Universidade de Lisboa.
Extensa atividade docente em diversas empresas, associações setoriais e instituições universitárias nas áreas da gestão de recursos humanos, liderança e estratégia organizacional.
Módulos
- Competências Nucleares de Gestão (Nível Júnior)
- Core Management Skills – Senior Level (Nível Sénior)
VÍTOR RAMOS DA COSTA
Consultor e Formador
Mestre em Transportes e Licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico (IST) é, igualmente, Licenciado em Ciências Militares Navais pela Escola Naval (EN), e Pós-Graduado em Navegação. Detém, como formação complementar, diversos cursos ligados à gestão de transportes e à gestão de terminais portuários.
Professor-Adjunto de nomeação definitiva do quadro da Escola Náutica Infante D. Henrique (ENIDH), exerceu aí vários cargos de direção e gestão nos respetivos Conselhos Diretivo e Científico. Foi igualmente docente na Licenciatura em Transportes do Instituto Superior de Transportes (ISTP).
Investigador em projetos NATO e em projetos da União Europeia (UE), no âmbito do tráfego marítimo e da logística dos transportes, foi, também, consultor de várias empresas em assuntos ligados ao planeamento portuário.
Gestor empresarial no setor do transporte rodoviário de mercadorias, é possuidor do respetivo Certificado de Capacidade Profissional. Foi, ainda, Diretor do Porto da Figueira da Foz e Presidente do Conselho de Administração do Instituto Portuário do Centro (IPC) e, ainda mais, foi conjuntamente Presidente do Conselho Portuário e membro da Comissão de Coordenação Portuária deste Instituto.
É membro do Conselho Geral da Associação Portuguesa de Logística (APLOG), da Ordem dos Engenheiros (OE) e, ainda, da Associação Internacional Permanente dos Congressos de Navegação (AIPCN).
Módulos
- Desenho da Cadeia de Abastecimento (Nível Júnior)
- Operação da Cadeia de Abastecimento e Logística: Transportes (Nível Júnior)
- Logistics & Supply Chain Design – Senior Level (Nível Sénior)
- Logistics & Supply Chain Execution – Senior Level: Transportation (Nível Sénior)
NUNO FRANÇA
Diretor de Logística da Revigrés
Licenciado em Engenharia Mecânica (FEUP) e eMBA (PBS), e diversas especializações em logística e gestão industrial.
Ao longo dos 20 anos de carreira, desenvolveu competências em empresas de referência, em gestão de equipas, gestão de operações, projetos e sistemas.
Módulos
- Planeamento da Cadeia de Abastecimento (Nível Júnior)
- Operação da Cadeia de Abastecimento e Logística: Armazéns (Nível Júnior)
- Operação da Cadeia de Abastecimento e Logística: Transportes (Nível Júnior)
- Operação da Cadeia de Abastecimento e Logística: Compras e Aprovisionamentos (Nível Júnior)
- Operação da Cadeia de Abastecimento e Logística: Serviço ao Cliente (Nível Júnior)
- Logistics & Supply Chain Execution – Senior Level : Warehousing (Nível Sénior)
- Logistics & Supply Chain Execution – Senior Level: Transportation (Nível Sénior)
- Logistics & Supply Chain Execution – Senior Level: Customer Service (Nível Sénior)