Formadores*

José Queiroga

Senior Manager e Head of Well-being, LTPlabs

José Queiroga é Senior Manager e Head of Well-being na LTPlabs. Possui mestrado em Engenharia e Gestão Industrial pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Na LTP, participou em vários projetos analíticos e de gestão, nos campos preditivo e prescritivo e de capacitação analítica de equipas em várias áreas. Destacam-se os tópicos de gestão do aprovisionamento (upstream e downstream), planeamento integrado da produção, Customer Analytics e deteção de fraude.

Detém experiência em múltiplos setores (p.e. retalho, saúde, indústria de processo, telco).

Durante os projetos desenvolvidos, para além das vertentes analítica e de gestão, esteve sempre presente um foco na componente de gestão da mudança para garantia de uma adoção bem-sucedida.

Pedro Vieira

Docente Universitário, PBS

Pedro A. Vieira é gestor e docente universitário. Viveu no Japão e trabalha num ambiente multicultural.

Foi fundador e está na gestão de empresas de diversos setores. Em 2005 foi um dos fundadores de uma empresa de consultoria em negócios internacionais que até aos dias de hoje já apoiou centenas de organizações, de vários países, na abordagem de mercados externos.

Na Porto Business School, a escola de negócios da Universidade do Porto, é codirector do dMBA (The Digital MBA) e do Executive Master in International Business. Assume também a direção dos Open Executive Programmes na área de internacionalização. Na Universidade do Minho leciona no Departamento de Estudos Asiáticos a alunos portugueses e chineses.

Foi colaborador da Aicep Portugal, em Portugal e no Japão. Foi também consultor na área da inovação, tendo participado em projetos no âmbito da Comissão Europeia e de agências de apoio ao desenvolvimento.

É licenciado em Relações Internacionais Económicas pela UMinho, tem uma pós-graduação em Estudos Europeus pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e um MBA pela Porto Business School. Inicou o doutoramento na área da Comunicação Intercultural, tendo a parte letiva concluída.

Tiago Sanchez

Senior Partner do Kaizen Institute Western Europe

Tiago Pérez Sánchez é licenciado em Engenharia e Gestão Industrial pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, iniciou a sua atividade no Kaizen Institute em 2002 e é atualmente Senior Partner do Kaizen Institute Western Europe.

Nos últimos anos tem-se centrado essencialmente na gestão e desenvolvimento dos mercados de Portugal, Espanha, França e Reino Unido.

Tiago tem uma vasta experiência em processos de Mudança Cultural e iniciativas Kaizen Lean Transformation, em diversos setores como a Indústria, Logística, Saúde, Retalho, nível nacional e internacional.

No caso particular da Saúde tem experiência na liderança de projetos de otimização de fluxos, nível de serviço ao utente e eficiência em Hospitais públicos e privados, desde 2004.

Daniel Amaral

Senior Manager da Mazars no Departamento de Consulting

O Daniel Amaral é Senior Manager da Mazars no Departamento de Consulting, liderando o desenvolvimento de negócio nos diversos setores de atividades.

Tem mais de 17 anos de experiência em Consultoria nas áreas Management Consulting e Sustentabilidade. Em Management Consulting liderou projetos de Estratégia, Operações e transformação das cadeias de abastecimento, que implicaram o desenvolvimento de novos modelos de negócio, otimização e redução de custos e transformação de cadeias de abastecimento.

Em Sustentabilidade, esteve envolvido na definição de Agendas de Sustentabilidade de diferentes players, bem como, estratégias de circularidade, descarbonização e a me  nsuração de impatos ambientais, sociais e económicos.

Virgilio Vaz

Diretor de Operações Logísticas na MC Sonae

Licenciado em Engenharia Química pelo Instituto Superior Técnico e Pós-Graduado em Engenharia da Qualidade pelo ISQ-UNL. Iniciou a sua atividade na Quimigal Adubos em 1986, na área da produção e mais tarde na logística e gestão da produção.

Em 1994 assume a gestão de operações no primeiro entreposto compósito na Sonae. Ao longo do seu percurso na empresa assumiu a direção de lojas Continente e direção de entrepostos e Centros de Distribuição, sendo atualmente Diretor de Operações, na MC Sonae.

Paralelamente é formador na área da distribuição, logística e cadeia de abastecimento, bem como nas metodologias Lean/Kaizen e professor adjunto convidado na Licenciatura de Gestão da Distribuição e Logistica e do Mestrado de Logistica e Gestão da Cadeia de Abastecimento na Escola Superior de Ciencias Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal.

É professor convidado na licenciatura de Gestão da Distribuição e Logística e nos Mestrados de Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento e de Ciências Económicas, na ESCE / Instituto Politécnico de Setúbal.

André Gonçalves

Gestor de Operações na Rangel

André Gonçalves possui na Rangel a função de Gestor de Operações.

É responsável pelos contratos da logística e transportes da Bosch Car Multimédia cuja atividade se estende a Braga, Maia e Castanheira do Ribatejo.

Funções anteriores incluem Portfolio & Project Manager (PMO), Team Leader e Process Controller em multinacionais como a Fujitsu e a SONAE onde assumiu responsabilidades nas divisões de operações, logística e projeto.  

Em 2019 foi distinguido pela Fujitsu HR Services EMEIA pelos resultados da aplicação de técnicas e ferramentas lean nas operações.

É licenciado e mestre em gestão, detém um M.B.A. assim cursos executivos nas áreas de data analytics, logística e supply chain.

Rute Pereira

Marketing Specialist na Rangel

Rute Guimarães Pereira é uma profissional versátil, licenciada em Economia pela Universidade Católica Portuguesa e pós-graduada em Marketing Digital pelo IPAM.

Com experiência profissional na área de Marketing, E-commerce e Eventos em países como Portugal, Qatar e Holanda, trabalhou na Rangel de 2012 a 2015, retornando à empresa em 2021.

É aqui que desempenha o cargo de Marketing Specialist nas áreas Corporate, Contract Logistics e Fine Arts.

Uma trajetória marcada por dedicação, adaptabilidade e um compromisso contínuo em fazer mais e melhor.

Nuno Pires

Warehouse Manager Visteon Portuguesa Lda.

Operations professional, with extensive experience in technical team management, process analysis and improvement and production management in the automotive electronics area.

Took over a Management position in November 2017 in the area of Final Assembly Production and Maintenance and was nominated to Warehouse Management in April 2021.

Nuno began his career in the engineering areas, 26 years ago as an Electronic Engineer until the year 2001 when he moved to Visteon.

Nuno Fontes

SMT Industrialization Manager Visteon Portuguesa Lda.

Operations professional, skilled in engineering and SMT electronics for industrial assembly, automation, technical leads and production management, all related to automotive electronics.

Nominated for a Management position in September 2018 in SMT Production and Maintenance areas, has been nominated for SMT Industrialization in October 2022 with a 6 month rotational management of Final Assembly area.

Nuno has started his career in engineering areas, 29 years ago as Field Engineer and afterwards as Project Manager at Philips B.V. for 6 years then assumed the position of IT Director at Tyco Security until the year of 2017 when he moved to Visteon.

Miguel Monteiro

Materials Planning & Logistics Senior Manager at Visteon Portuguesa

Senior Operations and Supply Chain professional with a degree in Industrial Engineering & Management and more than 15 years of experience in the FMCG and the automotive sectors.

Skilled in Supply Chain Optimization, Demand Planning, Procurement, Warehouse Management and Leadership & Staff Management.
Joined Visteon Portuguesa in April 2023 as Materials Planning & Logistics Senior Manager.

Previously, he had a career at L’Oréal Group working across Portugal and France and holding diverse leadership roles, culminating as the Director of Operations for L’Oréal Portugal.

Marco Gouveia

Formador e consultor de Marketing Digital

Marco Gouveia é formador e consultor de Marketing Digital desde 2004, tendo já investido mais de 50M€ entre anúncios Google, Facebook e Instagram, e colocado centenas de páginas bem posicionadas nos motores de pesquisa sem qualquer tipo de investimento. É, por isso, referência nacional em Search Engine Optimization (SEO), Google Ads e Web Analytics, tendo como missão transmitir abertamente o seu conhecimento com vista a ajudar as pessoas a alcançarem resultados na área do Digital e concretizarem os seus objetivos.

Iniciou o seu percurso enquanto formador em 2013 e, um ano mais tarde, recebeu o convite para se tornar Google Regional Trainer em Portugal com o programa Google Academies. É também formador do Atelier Digital Google, um curso presencial de marketing digital que já formou mais de 50 mil portugueses. Foi Head of Digital Marketing durante 9 anos no Pestana Hotel Group, posição que acabou por abandonar para se focar a 100% nos seus próprios projetos.

Acumula atualmente as funções de CEO e consultor na Marco Gouveia – Digital Marketing Training & Consulting, CEO e formador na Escola Marketing Digital e CEO da Influenza – Agência de Marketing de Influência. Além disso, é docente nas universidades mais reputadas do país, assim como speaker em eventos relacionados com Marketing Digital, liderança, vendas e empreendedorismo.

Em 2022, com o objetivo de ajudar as pessoas a criarem uma estratégia online de sucesso, lançou o seu primeiro livro a solo, “Marketing Digital – o Guia Completo”, que rapidamente alcançou o TOP de vendas das mais prestigiadas livrarias.

Ricardo Bastos

Executive Director CUF

Pedro Heleno Ribeiro

Responsável de Negociação e Compras CUF

Hélder Amorim

Responsável de Logística Central e Hospitalar

Pedro Botelho Neves

Responsável por Planeamento, Desenvolvimento e Monitorização