
Formadores
LUÍS ANSELMO
Psicólogo | Consultor e Partner, XNC – experienciar
Vivo em Lisboa, cidade onde nasci há 53 anos. Tenho dois filhos e uma cadela. Sou desportista mais de espírito do que de prática, mas desloco me de bicicleta, faço (algumas) longas caminhadas e nado sempre que posso.
Acredito que a minha maior riqueza são as experiências e conhecimentos que adquiri ao longo da vida. Com formação em Psicologia Social e das Organizações e frequência de Mestrado em Psicopatologia e Psicologia Clínica, ao longo dos anos, especializei me em diversas áreas, tais como Psicodrama e Sociodrama, Liderança, Comunicação, Assessment Teambuilding Clown Coaching Terapia Familiar, Treino de Competências Pessoais e Sociais, Escrita Criativa, entre outras.
Com mais de 30 anos de experiência, tive a oportunidade de participar na conceção e implementação de programas de consultoria e formação em diversas áreas como liderança, gestão de equipas, gestão de talento, desenvolvimento de competências, planos de carreira, gestão da mudança, inteligência emocional, entre outras.
Desde 1994, desenvolvo a minha atividade nas áreas organizacionais, tendo colaborado com várias empresas de consultoria. Em 2007, co-fundei a XNC_experienciar onde, além das funções de Direção, atuo como consultor, formador e coach na área de Recursos Humanos e Soft Skills. Nesta função, tenho desenvolvido projetos com inúmeras empresas de referência a nível nacional e internacional.
Na vida profissional, tal como na pessoal acredito que ……“a vida é feita de fases Fazes, ou não Fazes”.

LUÍS CARREIRAS
Coordenador da equipa IOW (Improving Our Work) |MC
Licenciado em Ciências Farmacêuticas, com uma pós-graduação em Engenharia Bioquímica e um MBA para Executivos pela Universidade de Coimbra. Possui também uma certificação Black Belt Lean Six Sigma.
Atualmente, é Coordenador da equipa IOW (Improving Our Work) na Direção de Desenvolvimento de Operações da MC, onde é responsável pela operacionalização da Melhoria Contínua na organização.
Está na MC há mais de 18 anos, tendo feito o seu percurso nas Operações da Well’s e na Equipa IOW. Tem liderado e suportado projetos de Melhoria Contínua em diversas áreas da empresa, incluindo Operações de Loja, Logística e Estruturas Centrais. Participou também em iniciativas de Transformação da MC, como o desenvolvimento do Modelo Operativo de Automação e do novo conceito Click & Go.
É Formador Lead na Escola de Melhoria Contínua da Sonae (IOW School), onde tem sido reconhecido pela sua contribuição de excelência na formação e capacitação de equipas e formadores. Valoriza o trabalhar com um propósito e a construção de relações genuínas e duradouras com as pessoas. É um apaixonado por conhecer novas culturas, aventurando-se frequentemente pelo mundo, tendo visitado mais de 50 países e territórios.

PEDRO SANTOS
Diretor de desenvolvimento operações, I&D e inovação da MC Sonae.
Anteriormente, desempenhou funções de diretor de e-commerce (2016-2024), de operações, logística, desenvolvimento, estratégia e gestão de projetos em empresas Sonae.
Liderou vários projetos e negócios digitais (Continente.pt, Zu.pt, ou o lançamento da Worten Online), e tem desempenhado funções não executivas, mentor, advisor de programas de desenvolvimento e aceleração de startups de base digital.
É Vice-Presidente da ACEPI – Associação da Economia Digita, e participa regularmente como docente em diversas universidades, como orador em eventos nacionais e internacionais focados em retalho, digital e e-commerce.
É licenciado em gestão, mestre em ciências empresariais, e prepara atualmente a tese de doutoramento na Faculdade de Economia do Porto.

ANA MARGARIDA ESTEVES
R&D Director and Nutritionist
R&D Manager and Nutritionist [CP nº0797N] | Equanto – Intercâmbio Comercial e Industrial S.A.



FRANCISCO REIS
Executive Manager, Equanto
Executive Board na Equanto – Intercâmbio Comercial e Industrial S.A. / Origens Bio / Veggis.

RUI ASSIS
General Manager, Equanto
COO – General Manager at Equanto SA – Organic/Plant Based Food; Lecturer: Postgraduation course at the Universidade Europeia; ACIS-Business Association Board Director; Municipal Security Commission of the Chamber of AV

TIAGO ÂNGELO
Marketing, Design and Communication Director, Equanto
Com quase 20 anos de experiência em Marketing, Comunicação e Design, sou um especialista dedicado a criar estratégias visuais e de marca com um propósito claro e impactante. O meu trabalho vai além de capturar a atenção; tem como objetivo gerar resultados concretos e significativos. A minha trajetória inclui a liderança de equipas multidisciplinares e a criação de estratégias, branding e campanhas que deixam “marca”.
Acredito profundamente no poder de um ambiente positivo e na importância do envolvimento das equipas através de metodologias projetuais e design thinking. Estes são, para mim, os pilares que sustentam o sucesso de qualquer equipa criativa. A minha abordagem integrada combina uma base sólida em design e comunicação com uma compreensão estratégica e profunda do marketing. É esta combinação que, acredito, me distingue como um criativo estratégico.

MARIA REBELO
Diretora de Sustentabilidade, CTT
Licenciei-me em Engenharia do Ambiente pela FCT – Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNL e sou pós-graduada em Gestão da Sustentabilidade pelo ISEG e em Gestão Empresarial pelo INDEG-ISCTE.
Desenvolvi a maioria da minha atividade profissional nos CTT – Correios de Portugal, tendo quase 20 anos de experiência em relato de sustentabilidade, gestão carbónica e coordenação de programas ambientais e sociais.
Atualmente, lidero o gabinete de sustentabilidade e, além de assumir a responsabilidade pela preparação e produção do relato de sustentabilidade do grupo CTT, tenho como principal missão apoiar a definição da agenda ESG (ambiental, social e de governação) do grupo e impulsionar a sua implementação junto das várias áreas corporativas e de negócio.

DALILA TAVARES
Directora de Transportes Leroy Merlin Portugal
- Experienced Director with a demonstrated history of working in the logistics and supply chain industry.
- More than 20 years of experience in executive positions as Commercial Director, Operations Director, Post Merger Integrations Manager and Fleet Manager.
- Skilled in Negotiation, Procurement, Operations Management, Team Management, Project Management, Supply Chain Optimization, Freight, and Transport Planning.
- High energy for the business and ability to energize others, willingness to take risks and make tough decisions.
- Strong professional graduated from AESE.


JOSÉ MIRANDA
Líder Supply Chain Leroy Merlin
Executivo sénior com mais de 30 anos de experiência nas áreas de Logística, Distribuição, Customer Service e Supply Chain.
Iniciou a carreira num operador logístico onde desempenhou várias funções, dando continuidade ao seu percurso profissional na Distribuição Especializada.
A par de ter sido o responsável pelo arranque de diversas operações logísticas, destacam-se no seu percurso os processos de centralização da estratégia e operações da supply chain que liderou nas insígnias Fnac, Staples e Leroy Merlin.
Actualmente é o Líder da Supply Chain e membro da Comissão Executiva da Leroy Merlin para Portugal com responsabilidade sobre os processos de compra, gestão de stock, armazenagem, transporte, delivery, projectos de transformação e melhoria contínua no âmbito da Supply Chain. Lidera o Booster Logística Loja para o grupo ADEO com a missão de implementar as melhores práticas de forma harmonizada em todas as insígnias do grupo.
Reconhecido pelo seu pensamento estratégico, orientação para resultados e capacidade de liderança, distingue-se também pelo rigor, dinamismo e sentido de responsabilidade, aliando firmeza e ponderação à preocupação genuína com as pessoas e ao seu característico sentido de humor.
Com uma vasta experiência na gestão de equipas e negociação, a sua visão e know-how fazem dele um dos grandes impulsionadores da modernização e eficiência da Supply Chain no setor.

LUÍS MIGUEL D. F. FERREIRA
Professor Associado do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra
Coordenador do Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial, e leciona as disciplinas na área das Operações e Gestão da Cadeia de Abastecimento.
É licenciado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Coimbra, Mestre em Investigação Operacional e Engenharia de Sistemas e Doutor em Engenharia de Sistemas pelo Instituto Superior Técnico.
Publicou em journals como o Supply Chain Management: an International Journal, Journal of Manufacturing Systems, Journal of Cleaner Production, Production Planning and Control entre outros.
Ao longo da sua carreira tem participado em vários projetos de consultoria e de formação para empresas nacionais, internacionais e organismos públicos.






HORÁCIO NERI
Senior Manager na LTPlabs
Comecei a carreira na área da investigação operacional no INESC TEC, com foco em temas de planeamento e escalonamento.
Posteriormente, continuei o meu percurso na LTPLabs, aprofundando os conhecimentos em analítica preditiva e prescritiva, colaborando com diversos sectores como FMCG, retalho e distribuição.
Nos últimos anos tenho desempenhado funções de gestão de projetos analíticos, garantindo o alinhamento entre os modelos de AI e AA desenvolvidos e as necessidades reais de negócio das organizações com quem colaboro.

