Formadores

Daniel_Amaral
DANIEL AMARAL
Senior Manager da KPMG

O Daniel Amaral é Formado em Gestão, pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa e integra os quadros da KPMG desde 2009.

Tem mais de 15 anos de experiência em business consulting, com projectos relevantes em Sustentabilidade, Estratégia, Operações e Supply chain, em diferentes sectores de actividade, como Indústria, Retalho, Infraestruturas e Saúde.

Actualmente desempenha funções de Senior Manager, na prática de Consulting, focado nos mercados de Industrial & Consumer Markets.

No âmbito das suas funções, tem a responsabilidade de incluir a sustentabilidade (ESG) como parte integrante da transformação dos modelos de negócio das empresas com as quais colabora.

Andreia_Antunes
ANDREIA ANTUNES
Diretora de Business Development da LS para Portugal

22 anos de experiência no setor da Logística, 20 dos quais na LS.

Passei por diversas áreas, tendo iniciado o meu percurso na área financeira.
No entanto foi na área comercial e desenvolvimento de negócio que desenvolvi o meu percurso. Inicialmente como consultora em projetos corporativos, dando suporte a vendas estratégicas e consultivas e implementando projetos transversais como a implementação do 1º portal web da LS, ou de um CRM. Mais tarde fui responsável de pós-venda no negócio de transportes, mas foi no negócio da logística que consolidei o meu percurso, primeiro como Sales & Solutions Design e mais tarde como Diretora Comercial em Portugal.

Em 2016 assumi a função de Diretora de Business Development da LS para Portugal para os negócios Core – transporte e logística.Licenciada em Gestão pela Nova SBE (Lisboa, 1995-1999)
Pós-Graduação em Logística e Distribuição pelo ISG – Instituto Superior de Gestão (Lisboa, 2003) PDE (Programa de Direção de Empresas) pela AESE Business School (Lisboa, 2014)

Programa de Alta Direção de Empresas da Cadeia Alimentar (ADECA) na San Telmo Business School
(Sevilha, 2019)

Tiago_Sanchez
TIAGO PÉREZ SÁNCHEZ
Senior Partner do Kaizen Institute Western Europe

Tiago Pérez Sánchez é licenciado em Engenharia e Gestão Industrial pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, iniciou a sua atividade no Kaizen Institute em 2002 e é atualmente Senior Partner do Kaizen Institute Western Europe.

Nos últimos anos tem-se centrado essencialmente na gestão e desenvolvimento dos mercados de Portugal, Espanha, França e Reino Unido.

Tiago tem uma vasta experiência em processos de Mudança Cultural e iniciativas Kaizen Lean Transformation, em diversos setores como a Indústria, Logística, Saúde, Retalho, nível nacional e internacional.

No caso particular da Saúde tem experiência na liderança de projetos de otimização de fluxos, nível de serviço ao utente e eficiência em Hospitais públicos e privados, desde 2004.

Marta_Resio
MARTA RÉSIO
Gestora de Comunicação na GS1 Portugal

Gestora de Comunicação na GS1 Portugal, é responsável pela comunicação externa da organização, pelo contacto institucional com os associados, órgãos sociais, parceiros, stakeholders e comunicação social, nos vários suportes, canais e abordagens.

Lidera, para além disso, projetos específicos da GS1 Portugal no setor da saúde  – a e-newsletter bimestral Comunicar Saúde – e coordena a elaboração do primeiro Relatório de Sustentabilidade da organização.

Artur_Andrade
ARTUR ANDRADE
Diretor de Community Engagement & Apoio ao Associado GS1 Portugal

Diretor de Community Engagement & Apoio ao Associado da GS1 Portugal, tem como principais responsabilidades a definição e implementação da estratégia de crescimento, a coordenação das equipas comerciais, o apoio ao cliente e a gestão de projetos de uma comunidade de cerca de 9000 empresas que compõe a Associação.

A proximidade com o tecido empresarial português e o contacto frequente com as empresas de referência, permitem-lhe ter uma visão abrangente do mercado, das suas necessidades e dos seus desafios.

Totalmente focado no resultado e no cliente, vive diariamente a adrenalina da extra[1]mile, com um perfil colaborativo e resiliente.

Pedro_Marques
PEDRO MIGUEL MARQUES
Director de Logística (Logistics) na Meo/Altice Portugal

Iniciou a sua vida profissional na área de desenvolvimento de engenharia, em conformidade com a sua formação académica de base –   Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores – ramo de Telecomunicações e Eletrónica.

 O seu percurso profissional percorre depois as áreas de engenharia técnico-comercial, marketing, gestão de produto, operações comerciais e, por fim, a logística.

Desde 1995 que exerce cargos de gestão. A partir de 2000 faz parte das equipas de gestão das várias direções em que exerceu funções, sendo em 2019 nomeado para primeira linha de direção passando a reportar à Comissão Executiva do Grupo Altice Portugal.

É  pós-graduado em Gestão das Comunicações e Multimédia e em Logística.

Em 2009 foi o vencedor das 24 horas de Logística!

Jose_Moutinho
JOSÉ MARIA MOUTINHO
Manager, Cluster Advisory

O Zé Maria desenvolveu-se profissionalmente como consultor, tendo realizado, ao longo de 10 anos, diversos projetos de âmbito estratégico em vários países [Portugal, Angola, Reino Unido, Brasil, África do Sul e São Tomé e Príncipe], num conjunto diversificado de indústrias, de entre as quais, Tecnologia Media e Telecom, Logística, Entretenimento, Serviços Financeiros e Agro-indústria.

O Zé Maria é também professor assistente na Universidade Católica (onde leciona cursos relacionados com TMT) e na iXperience, universidade experiencial Sul-Africana, onde leciona consultoria de gestão.

O Zé Maria desenvolve ainda atividades artísticas, escrevendo, compondo e produzindo teatros musicais originais e foi coordenador de obra na associação sem fins lucrativos Just-A-Change.

É licenciado e mestrado em Gestão e Administração pela Universidade Católica Portuguesa, e tem um segundo mestrado em Global Entertainment & Music Business pela Berklee College of Music.

Ana_Esteves
ANA ESTEVES
Head of supply chain, Salsa

Licenciada em Economia e com pós-graduação em Auditoria e controlo de gestão pela Universidade Católica do Porto.

Exerce funções de Supply Chain director na Salsa.

Desde 2003 que está na Salsa onde assumiu funções de Downstream Operations, planeamento e controlo de gestão, gestão do canal Wholesale e liderou projetos de revisão da cadeia de abastecimento Multimarca e o lançamento do Omnicanal na SALSA.

Faz parte da direção da APLOG – Associação Portuguesa de Logística.

Mario_Ferreira
MÁRIO FERREIRA
Logistics | Transports & Customer Service Coordinator – Salsa

Entusiasta e apaixonado por Logística, Transportes, Gestão de Operações e Ecommerce, o Mário Ferreira está na Salsa Jeans desde 2004, onde desempenha funções de Coordenação de Transportes (Inbound & Outbound), Procedimentos Aduaneiros e Customer Service.

Está envolvido na gestão da distribuição e procura contínua de soluções para os canais wholesale e online desde o seu lançamento.

Pedro_Vieira
PEDRO VIEIRA
Docente Universitário, PBS

É gestor e docente universitário. Viveu no Japão e trabalha num ambiente multicultural.

Foi fundador e está na gestão de empresas de diversos setores. Em 2005 foi um dos fundadores  de uma empresa de consultoria em negócios internacionais que até aos dias de hoje já apoiou centenas de organizações, de vários países, na abordagem de mercados externos.

Na Porto Business School, a escola de negócios da Universidade do Porto, é codirector do dMBA (The Digital MBA) e do Executive Master in International Business. Assume também a direção dos Open Executive Programmes na área de internacionalização. Na Universidade do Minho leciona no Departamento de Estudos Asiáticos a alunos portugueses e chineses.

Foi colaborador da Aicep Portugal, em Portugal e no Japão. Foi também consultor na área da inovação, tendo participado em projetos no âmbito da Comissão Europeia e de agências de apoio ao desenvolvimento.

É licenciado em Relações Internacionais Económicas pela UMinho, tem uma pós-graduação em Estudos Europeus pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e um MBA pela Porto Business School.

Iniciou o doutoramento na área da Comunicação Intercultural, tendo a parte letiva concluída.

Americo_Azevedo
AMÉRICO AZEVEDO
Professor Associado da FEUP

PhD em Operações pela FEUP. Especialista em Gestão de Operações e em Engenharia e Gestão de Processos de Negócio.  Tem sido responsável por variados projetos empresariais (consultoria e de I&D) de âmbito nacional e internacional.

É coordenador e docente na Pós-graduação de Gestão de Operações da PBS e Professor Associado da FEUP. No âmbito do  Programa MIT Portugal, tem estado envolvido no programa EDAM (Engineering Design and Advanced Manufacturing) no  âmbito da Gestão de Operações.

É responsável de projetos no INESC TEC sendo desde 2010 assessor da direção.

Antonio_Trigo_Morais
ANTÓNIO TRIGO MORAIS
Consultor LogGame

Licenciado em Engenharia Mecânica pela FEUP e MBA pela Porto Business School. Auditor de Defesa Nacional pelo IDN. Com experiência profissional em diferentes áreas de negócio em empresas e organizações como a Cooprofar-Medlog, a MCoutinho Automoveis , Efacec,  Luís Simões, Imperial e Sameca, desenvolveu ainda projetos relacionados com as Metodologias Lean e gestão de Equipas para diversas empresas como Bosh Car Service, SuperbockGroup, Águas do Porto e Câmara  Municipal de Matosinhos. Iniciou a sua atividade profissional na área do desenvolvimento de Aplicações  de planeamento e gestão de operações para Sistemas IBM.

Desempenhou vários cargos de direção na SONAE Distribuição, nomeadamente como Diretor de Projeto – Sistemas de Controle de Gestão, Diretor de Supply Chain, de Sistemas de Informação e Diretor Coordenador de Compras.

Mentor de projetctos de Hitech (ex Cotec) e Avaliador de projetos de investimento comunitários.

Docente em diferentes instituições de Ensino Superior em Portugal e Estrangeiro.