Formadores

JOÃO QUEIRÓS
Manager responsável pela oferta de Supply Chain & Operations na EY Portugal

João Queirós é, atualmente, o Manager responsável pela oferta de Supply Chain & Operations na EY Portugal. Entrou para a EY em 2013 e tem desde então, desenvolvido e coordenado vários projetos nas áreas do Planeamento, Compras, Operações e Logística, sobretudo em empresas industriais de vários setores, como por exemplo, automóvel, papel, vidro, químico, construção ou bebidas, mas também setor público.

Na componente específica das Compras, o foco do seu trabalho tem sido sobretudo na otimização e implementação de processos muitas vezes enquadrados em projetos de reestruturação departamental. Adicionalmente, suporta ainda as empresas em processos de compra complexos.

Licenciado em Gestão, possui ainda certificações nas áreas de Supply Chain como o CSCP – Certified Supply Chain Professional e CPIM – Certified Planning and Inventory Management.

 

SUSANA RATINHO
Partner | Senior Manager at CROSS Logistics Consulting, Lda

Licenciada em Gestão e Engenharia Industrial pelo ISCTE-IUL, Susana Ratinho é também pós-graduada em Sistemas Integrados: Qualidade, Ambiente e Segurança pelo IST.

Com elevada experiência nacional e internacional, construiu o seu percurso como formadora e consultora em projetos nas áreas da gestão logística, gestão da cadeia de abastecimento, gestão de inventário, gestão da qualidade, otimização de armazéns e gestão de transporte e distribuição em empresas de diversos setores de atividade, em particular telecomunicações, bens de consumo e saúde.

Desde Dezembro de 2014, é Partner e Senior Manager da CROSS Logistics Consulting, uma empresa de consultoria em logística e cadeias de abastecimento.

Áreas de especialização:

▪ Conceção e operacionalização de projetos de otimização das cadeias de abastecimento / modelo de planeamento;

▪ Desenho e implementação de projetos modelo logístico / modelo operacional de centros de distribuição nacionais;

▪ Conceção e operacionalização de projetos de reengenharia logística (logística de armazenagem e distribuição);

▪ Gestão de projetos end-to-end para a implementação de novas unidades logísticas (desenho da solução logística e operacional para definição das especificações para projetos de arquitetura e especialidades);

▪ Definição de especificações e gestão de projetos de implementação de sistemas de informação para a logística de execução (WMS – Warehouse Management System e optimizadores de rotas);

▪ Definição de modelos de planeamento (MRP / DRP) para otimização do inventário na cadeia logística;

▪ Desenvolvimento de projetos de centralização de armazenagem e distribuição

▪ Integração do Planeamento da Cadeia de Abastecimento suportados em CPFR (Collaborative Planning, Forecasting and Replenishment); ▪ Dimensionamento operacional de soluções logísticas (desenho de layout – com seleção de soluções de armazenagem e recursos técnicos);

▪ Experiência profissional em Portugal, Espanha, Brasil e Angola

 

VIRGÍLIO VAZ
Senior Supply Chain Consultant | Afonso Vaz & Associados

Licenciado em Engenharia Química pelo Instituto Superior Técnico e Pós-Graduado em Engenharia da Qualidade pela UNL / ISQ. Iniciou a sua atividade na Quimigal Adubos em 1986, na área da produção e mais tarde na logística e gestão da produção.

Em 1994 assumiu a gestão de operações no primeiro entreposto compósito na Sonae. Ao longo do seu percurso na empresa assumiu a direção de lojas Continente, direção de Entrepostos e Centros de Distribuição, e Diretor de Operações Logísticas.

Atualmente é consultor e formador na área da distribuição, logística e cadeia de abastecimento, bem como nas metodologias Lean/Kaizen, e professor adjunto convidado na Licenciatura de Gestão da Distribuição e Logistica e do Mestrado de Logistica e Gestão da Cadeia de Abastecimento na Escola Superior de Ciencias Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal.

ALCIBÍADES PAULO GUEDES
Presidente Executivo do INEGI

Especialista em estratégia logística e supply chain management. Licenciado em Engenharia Mecânica pela FEUP (1986). Pós-graduação em Engenharia Industrial e Gestão pelo INEGI (1987) | Master of Science (1989) em Gestão e Tecnologias de Distribuição e Doctor of Philosophy (1994) em Distribuição e Logística pela Cranfield School of Management, Cranfield University (Inglaterra).

É atualmente Presidente Executivo do INEGI, a maior instituição Portuguesa de investigação e transferência de tecnologia na área da Engenharia Mecânica e da Engenharia Industrial. É Professor Auxiliar do Departamento de Engenharia e Gestão Industrial da FEUP-UP. É Docente Convidado da PBS – UP (desde 1995), onde leciona Logística e Supply Chain Management no MBA Full-Time, MBA Executivo e programas para executivos.

Tem publicado num conjunto de revistas de Logística e Supply Chain Management. É ainda Presidente do Conselho Fiscal da APLOG – Associação Portuguesa de Logística. Com o INEGI e a PBS ganhou grande experiência no mundo empresarial e da consultoria.

HUGO OLIVEIRA
Managing Director Iberia na AMERICOLD

Licenciado em Economia pela Universidade do Coimbra, com formação superior adicional em Supply Chain e Gestão de Empresas em diferentes escolas de negócio em Barcelona, Espanha – ESADE, Universitat Catalunya ​

Tem uma experiência de 20 anos divididos entre Portugal (25%) e Espanha (75%) em Gestão de Operações e também de Liderança de empresas em diferentes operadores logísticos em ambos países. ​

A experiência adquirida ao longo destes anos proporcionou-lhe um amplo conhecimento em gestão de equipas e otimização de processos logísticos, altamente focado em ações para a melhoria do desempenho.

LUÍS ANSELMO
Psicólogo | Consultor e Partner, XNC – experienciar

Vivo em Lisboa, cidade onde nasci há 53 anos. Tenho dois filhos e uma cadela. Sou desportista mais de espírito do que de prática, mas desloco me de bicicleta, faço (algumas)  longas caminhadas e nado sempre que posso.

Acredito que a minha maior riqueza são as experiências e conhecimentos que adquiri ao longo da vida. Com formação em Psicologia Social e das Organizações e frequência de Mestrado em Psicopatologia e Psicologia Clínica, ao longo dos anos, especializei me em diversas áreas, tais como Psicodrama e Sociodrama, Liderança, Comunicação, Assessment Teambuilding Clown Coaching Terapia Familiar, Treino de Competências Pessoais e Sociais, Escrita Criativa, entre outras.

Com mais de 30 anos de experiência, tive a oportunidade de participar na conceção e implementação de programas de consultoria e formação em diversas áreas como liderança, gestão de equipas, gestão de talento, desenvolvimento de competências, planos de carreira, gestão da mudança, inteligência emocional, entre outras.

Desde 1994,  desenvolvo a minha atividade nas áreas organizacionais, tendo colaborado com várias empresas de consultoria.  Em 2007,  co-fundei a XNC_experienciar onde, além das funções de Direção, atuo como consultor, formador e coach na área de Recursos Humanos e Soft Skills.  Nesta função, tenho desenvolvido projetos com inúmeras empresas de referência a nível nacional e internacional.

Na vida profissional, tal como na pessoal acredito que ……“a vida é feita de fases Fazes, ou não Fazes”.

PEDRO LOPES
Finance & Operations Manager Grop & Logistics Mgr UnileverFima | Unilever

Pedro Lopes é licenciado em Gestão. Atualmente o responsável financeiro e de operações da GROP- empresa de comercialização e distribuição de gelados Olá, na Grande Lisboa. Cumulativamente é o responsável do departamento de Logística da Unilever-Fima.  

Anteriormente foi o responsável financeiro da Fima Olá (fábrica de gelados Olá, caldos Knorr e margarinas Planta), responsável de Serviço a Clientes da Unilever com foco na área de encomendas, faturação e cobranças. Tem experiência nas áreas de Armazenagem e Distribuição; controlo de Operadores Logísticos,  Planeamento de Produção de produtos de grande consumo e Liderança de equipas.

ANTÓNIO RICARDO OLIVEIRA
Administrador da OLI – SISTEMAS SANITÁRIOS S.A

Licenciado em Relações Internacionais pela Universidade Católica e com mestrado em Gestão de Empresas pela Católica Porto Business Scholl.

Nos últimos cinco anos, desempenhou funções nas áreas das vendas e marketing, com forte ligação ao processo de exportação e internacionalização da atividade e da marca OLI.

Atualmente, como Administrador da OLI Sistemas Sanitários SA, coordena os departamentos de vendas nacionais e internacionais, marketing, design e desenvolvimento de produto e compras.

No âmbito internacional, é administrador das filiais da OLI na Rússia, na Alemanha, França e em Itália.

FILIPE FERREIRA
Gestor de Planeamento Industrial

Com Mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Coimbra, iniciou o seu percurso profissional na Martifer Metallic Constructions, na área da gestão da produção. Mais tarde assumiu a Direção de Produção na Tridec – Steering Systems e posteriormente o Planeamento Operacional. Atualmente é responsável pela gestão da cadeia de abastecimento na OLI, desde o aprovisionamento de materiais à gestão da logística de expedição, passando pelo planeamento operacional e gestão de stock.

A sua experiência na gestão de diferentes áreas operacionais, permitiu adquirir competências específicas no domínio da Supply Chain assente em sistemas ERP.

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LUÍS FONTE
Responsável de Departamento de Compras

Licenciado em Eletromecânica pelo Instituto Superior de Engenharia de Coimbra é hoje responsável pelo Departamento de Compras da OLI – SISTEMAS SANITÁRIOS S.A.

Ao longo do seu percurso profissional teve experiências em áreas de gestão da cadeia de abastecimento e planeamento em indústrias de metal, madeira, automóvel e energia.

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PEDRO CORREIA
Head of Training| DPD

https://www.linkedin.com/in/pedrocorreia77/