PEL 2022
No dia 15 de Julho pelas 18h celebrou-se a Cerimónia de Entrega de Prémios do PEL no Centro Cultural de Belém.
As empresas vencedoras foram:
PEL Empresas:
Sonae MC, com o projeto “Uma rede de distribuição para o futuro” que tem como objetivo Aumentar capacidade de distribuição, aumentar eficiência, ergonomia e sustentabilidade.
Menção Honrosa aos CTT, com o projeto “A transformação logística e digital das operações internacionais de correio” um projeto que tem em conta a mudança do paradigma da cadeia logística das encomendas internacionais de baixo valor distribuídas por correio, resultante da nova legislação comunitária, promovendo uma maior integração entre todas as partes (vendedores, clientes finais, CTT e AT Autoridade Tributária) e dinamizando uma cultura de inovação para capitalizar a nova camada digital de dados associada a cada encomenda.
PEL Academia:
Universidade do Minho, com o projeto DIABO (Data Intelligence and Analytics for Business Operations), com o objetivo de desenvolver uma abordagem e respetiva aplicação informática para periodicamente calcular e sugerir valores para os indicadores safety time e/ou safety stock para cada fase da cadeia de abastecimento.
PEL Start-Up:
Meight Technologies S.A, com o projeto Meight, que desenvolveu uma tecnologia capaz de prever, monitorizar e gerir o consumo de energia dos veículos. É a única tecnologia que foi publicada em patente, e é capaz de identificar ineficiências ao nível mais granular (cada viagem), prevê-las e ajudar os Motoristas a mudar o seu comportamento, ao milissegundo. Para além de uma melhoria na eficiência operacional, a tecnologia desenvolvida permite reduzir substancialmente os consumos e melhorar a pegada ecológica das frotas. Vai, assim, ao encontro das exigências de sustentabilidade ecológica dos consumidores e das empresas.
PEL Personalidade:
Eng. Luis Moutinho- CEO da Sonae MC
AÚDIO TSF