ENQUADRAMENTO
O sector têxtil nacional, pilar fundamental da economia nacional, tem vindo a desenvolver uma trajetória de modernização crescente para competir num mercado global e desafiante.
No entanto, o passado recente veio evidenciar um conjunto de desafios para a economia em geral, e o sector têxtil em particular:
As empresas são desafiadas por um Consumidor cada vez mais exigente, informado e utilizador dos canais digitais – deste modo, todos os elos da Cadeia de Valor (o que é produzido, como é produzido, que matérias primas são utilizadas,…) são potenciais fatores na decisão de compra dos consumidores, e diretamente, na rentabilidade e sucesso das empresas.
A incerteza e o risco agravaram-se, os impactos são concretos, a uma escala não esperada – a crise pandémica e a atual situação geopolítica abalaram os pressupostos de funcionamento das cadeias logísticas, traduzindo-se em faltas de matérias-primas, aumentos significativos dos custos de transporte e perdas de competitividade.
As alterações climáticas e a necessidade de ajustar as operações aos requisitos de sustentabilidade e descarbonização impactarão na forma como as cadeias logísticas internacionais se estruturam.
É com o objetivo de criar um fórum agregador das principais empresas dos sectores Têxtil e Logísticos nacional, para discutir estas temáticas e partilhar ideias e experiências, que surgem as Jornadas Têxteis, subordinadas ao tema “Futuro do Têxtil: Um caminho sustentável”, dinamizadas pela Associação Portuguesa de Logística (APLOG) e pela KPMG.
A Jornada Têxtil irá ter lugar no próximo dia 19 de Maio, no World of Wine, compreendendo 3 blocos de discussão:
Bloco 1: Grandes desafios do têxtil;
Bloco 2: Canais de distribuição;
Bloco 3: Que futuro?
O evento será aberto a todos aqueles com interesse quer no sector Têxtil, quer na dimensão Logística.
WOW – World of Wine
Fashion & Fabric Museum
Rua do Choupelo 39, Vila Nova de Gaia