A importância da logística para conectar mercados, reduzir os custos, aumentar a competitividade e satisfazer as necessidades dos clientes.
Sabe quais são as megatendências que estão moldando o futuro do comércio internacional? Como elas afetam a sua organização e a sua carreira?
Conhece a importância da função procurement para a competitividade e a sustentabilidade das organizações? Sabe como aplicar as melhores práticas de procurement num contexto global e complexo?
Está familiarizado com as normas, regulamentos e procedimentos aduaneiros que regem o comércio internacional? Sabe como evitar riscos, custos e penalidades relacionados ao compliance?
Este curso permite-lhe atualizar / aprofundar os seus conhecimentos e obter novas competências na área com recurso a casos práticos.
ENQUADRAMENTO
Quando se envolvem no comércio internacional, as empresas podem transcender as barreiras nacionais e explorar os benefícios de uma economia globalizada. Os processos de importação e exportação são fundamentais para a globalização das empresas, pois permitem o acesso a novos mercados, vantagens competitivas, diversificação de riscos, transferência de tecnologia e oportunidades de parcerias estratégicas.
A logística é fundamental para o sucesso das operações de comércio internacional, pois envolve o planeamento, a organização, o controle e a execução de todas as atividades relacionadas ao transporte, à armazenagem, à distribuição e à entrega dos produtos ou serviços comercializados. Os desafios e as oportunidades da logística no contexto global, como: adaptação às normas e regulamentos de cada país, otimização dos custos e dos prazos, garantia da qualidade e da segurança, integração com os parceiros comerciais, são fundamentais para o sucesso das operações de comércio internacional.
DESTINATÁRIOS
Para quem?
- Empreendedores, quadros de empresas e de outras organizações, das áreas da supply chain, logística e transportes internacionais, gestores em geral;
- Pessoas altamente motivadas que exercem ou pretendam vir a exercer funções em empresas e em outras organizações, nas áreas da supply chain, logística e transportes internacionais.
Pré-Requisitos
- Não aplicável.
OBJETIVOS
- Proporcionar aos participantes reflexões e uma informação/formação multidisciplinar em processos de internacionalização, através de formadores de excelência, que lhes transmitam princípios estratégicos, conceitos fundamentais, metodologias e ferramentas necessárias para o exercício das suas funções, num contexto de mudança e de crescente complexidade;
- Dotar os participantes da capacidade de implementarem estratégias e políticas de internacionalização, de avaliarem cenários de decisão e tomarem opções fundamentadas que contribuam para o aumento do desempenho e da eficiência das suas organizações, e, simultaneamente, para o aumento dos níveis e padrões de qualidade.
MÉTODOS PEDAGÓGICOS
Pedagogia ativa baseada em:
- Exposições orais apoiadas por meios audiovisuais;
- Troca de experiências entre os participantes;
- Exercícios práticos de aplicação;
- Estudo de casos páticos e de situações apresentadas pelos participantes.
PONTOS FORTES
Abordagem que agrega todas as dimensões das operações de comércio internacional, potenciando a escolha de estratégias com menor risco.
Curso que proporciona a aquisição de uma visão estratégica e uma capacidade de adaptação para navegar no cenário dinâmico e competitivo do comércio internacional.
DURAÇÃO | DATA
- 8 HORAS (presencial)
9h30 – 13h00
14h30 – 18h00 - 22 de fevereiro de 2024
LOCAL
APLOG – ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE LOGÍSTICA
Alameda António Sérgio, 22 – 3º A, Miraflores 1495 -132 ALGÉS
PREÇO
- 375€ + IVA – Associado
- 490€ + IVA – Não Associado
A inscrição inclui:
Certificado, Documentação, Coffee-breaks e Almoço,