FORMADORES

Hermano Rodrigues
Principal na EY-Parthenon

Hermano Rodrigues esteve ligado à sociedade de consultores Augusto Mateus & Associados (AM&A) entre 2003 e 2017, primeiro como consultor e depois como partner. Foi sócio fundador da Sigma Team Consulting, em 2001. Acumula uma longa experiência na academia, registando ligações passadas a várias universidades da região Norte de Portugal.

Possui vasto curriculum em estudos macro, meso e microeconómicos sobre a competitividade, a inovação e a internacionalização de empresas e indústrias, bem como sobre a temática da eficiência empresarial coletiva associada a processos de clusterização e de upgrading de cadeias de valor globais. No âmbito dos estudos temáticos, sectoriais e da clusterização, tem vindo a coordenar inúmeros trabalhos e planos estratégicos, em atividades e temas como a saúde, a construção, o turismo, o habitat, o agroalimentar, a metalomecânica, a química e farmacêutica, o papel, os resíduos, as TIC, a moda, o mar, o automóvel e a economia circular. Detém, igualmente, larga experiência na avaliação de programas e políticas públicas, quer a nível nacional quer internacional, designadamente em matéria de ciência e tecnologia, I&D e inovação.

Na sua carreira como consultor participou, ainda, em diversos estudos centrados na estratégia empresarial e de otimização das opções de financiamento de projetos de investimento, bem como em avaliações de políticas públicas de promoção da competitividade e estudos prospetivos sobre a economia portuguesa no contexto europeu.

João Queirós
Manager responsável pela oferta de Supply Chain & Operations na EY Portugal

João Queirós entrou para a EY em 2013 e tem desde então, desenvolvido e coordenado vários projetos nas áreas do Planeamento, Compras, Operações e Logística, sobretudo em empresas industriais de vários setores, como por exemplo, automóvel, papel, vidro, químico, construção ou bebidas, mas também setor público.

Na componente específica das Compras, o foco do seu trabalho tem sido sobretudo na otimização e implementação de processos muitas vezes enquadrados em projetos de reestruturação departamental. Adicionalmente, suporta ainda as empresas em processos de compra complexos.

Licenciado em Gestão, possui ainda certificações nas áreas de Supply Chain como o CSCP – Certified Supply Chain Professional e CPIM – Certified Planning and Inventory Management.

Gabriela Sousa
Head of Customs Ibérica na Siemens Energy

Licenciada em Economia em 1999 pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, iniciou a sua atividade profissional na área de consultoria fiscal (tributação indireta) na KPMG Portugal.

Em 2003 concluiu um MBA com especialização em Contabilidade e Auditoria no Instituto de Estudos Superiores Financeiros e Fiscais (IESF).

Em 2018 concluiu a licenciatura em Direito na Faculdade de Direito da Universidade do Porto e, em 2019, a Pós-Graduação em Direito Aduaneiro da União Europeia na Erasmus University – European Fiscal Studies, tendo apresentado e publicado tese de final de curso subordinada ao tema Incoterms, VAT and Customs: International Trade of Tangible Goods.

Em 2022 completa o estágio e prova de admissão à Ordem dos Advogados.

Em 2012 integrou a Direção de Logística Internacional do Grupo SONAE com o desafio de criação da área responsável por temas aduaneiros, IVA (importação e exportação) e de comércio internacional, função desempenhada até maio de 2022, data em que assume a função de Head of Customs Ibérica na Siemens Energy.

Docente na Pós-Graduação de Tributação Aduaneira da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, Escola de Lisboa.

Criadora de conteúdos subordinados a temas aduaneiros e de comércio internacional partilhados através do website https://gabrielasousa.eu/.

Mário Silva
Managing Director – Air & Sea da Rangel Logistics Solutions

Atualmente, Mário Silva, é Managing Director – Air & Sea da Rangel Logistics Solutions, desempenhando, cumulativamente a função de Country Manager, desde 2017.

Com mais de 20 anos de experiência no setor, o profissional passou por empresas de referência na área da logística e transportes, nomeadamente pela Kerry Logistics, Expeditors Internacional, Emery Worldwide e Frans Maas nas quais ocupou diversos cargos de liderança nacional e internacional.

Paulo Bastos
Senior Marketing Manager de Vinhos, Sogrape

Desde maio de 2016, tem desempenhado funções na Sogrape, uma empresa familiar de vinhos com forte presença a nível internacional. Iniciou como Senior Brand Manager e progrediu nas suas funções até se tornar Senior Marketing Manager de Vinhos. Durante este período tem liderado várias equipas e desenvolvido estratégias de marketing para cerca de 30 marcas de vinho em Portugal.

Antes de se juntar à Sogrape, entre março de 2014 a março de 2016, foi Gestor de Desenvolvimento de Marca na Unicer. Nesse papel, teve responsabilidade estratégica sobre a marca de cerveja número um em Portugal, a Super Bock.

Antes da Unicer, trabalhou na Bial, uma empresa farmacêutica inovadora, de outubro de 2006 a setembro de 2013. Começou como Delegado de Informação Médica, sendo depois promovido a Gestor de Produto. Nesta posição, geriu as marcas Zomarist e Exxiv, focando-se em estratégias de produto, análises de mercado e relação com líderes de opinião chave (KOLs).