FORMADORES

Hermano Rodrigues
Principal na EY-Parthenon

Hermano Rodrigues esteve ligado à sociedade de consultores Augusto Mateus & Associados (AM&A) entre 2003 e 2017, primeiro como consultor e depois como partner. Foi sócio fundador da Sigma Team Consulting, em 2001. Acumula uma longa experiência na academia, registando ligações passadas a várias universidades da região Norte de Portugal.

Possui vasto curriculum em estudos macro, meso e microeconómicos sobre a competitividade, a inovação e a internacionalização de empresas e indústrias, bem como sobre a temática da eficiência empresarial coletiva associada a processos de clusterização e de upgrading de cadeias de valor globais. No âmbito dos estudos temáticos, sectoriais e da clusterização, tem vindo a coordenar inúmeros trabalhos e planos estratégicos, em atividades e temas como a saúde, a construção, o turismo, o habitat, o agroalimentar, a metalomecânica, a química e farmacêutica, o papel, os resíduos, as TIC, a moda, o mar, o automóvel e a economia circular. Detém, igualmente, larga experiência na avaliação de programas e políticas públicas, quer a nível nacional quer internacional, designadamente em matéria de ciência e tecnologia, I&D e inovação.

Na sua carreira como consultor participou, ainda, em diversos estudos centrados na estratégia empresarial e de otimização das opções de financiamento de projetos de investimento, bem como em avaliações de políticas públicas de promoção da competitividade e estudos prospetivos sobre a economia portuguesa no contexto europeu.

João Queirós
Manager responsável pela oferta de Supply Chain & Operations na EY Portugal

Hermano Rodrigues esteve ligado à sociedade de consultores Augusto Mateus & Associados (AM&A) entre 2003 e 2017, primeiro como consultor e depois como partner. Foi sócio fundador da Sigma Team Consulting, em 2001. Acumula uma longa experiência na academia, registando ligações passadas a várias universidades da região Norte de Portugal.

Possui vasto curriculum em estudos macro, meso e microeconómicos sobre a competitividade, a inovação e a internacionalização de empresas e indústrias, bem como sobre a temática da eficiência empresarial coletiva associada a processos de clusterização e de upgrading de cadeias de valor globais. No âmbito dos estudos temáticos, sectoriais e da clusterização, tem vindo a coordenar inúmeros trabalhos e planos estratégicos, em atividades e temas como a saúde, a construção, o turismo, o habitat, o agroalimentar, a metalomecânica, a química e farmacêutica, o papel, os resíduos, as TIC, a moda, o mar, o automóvel e a economia circular. Detém, igualmente, larga experiência na avaliação de programas e políticas públicas, quer a nível nacional quer internacional, designadamente em matéria de ciência e tecnologia, I&D e inovação.

Na sua carreira como consultor participou, ainda, em diversos estudos centrados na estratégia empresarial e de otimização das opções de financiamento de projetos de investimento, bem como em avaliações de políticas públicas de promoção da competitividade e estudos prospetivos sobre a economia portuguesa no contexto europeu.

Paulo Bastos
Senior Marketing Manager de Vinhos, Sogrape

Desde maio de 2016, tem desempenhado funções na Sogrape, uma empresa familiar de vinhos com forte presença a nível internacional. Iniciou como Senior Brand Manager e progrediu nas suas funções até se tornar Senior Marketing Manager de Vinhos. Durante este período tem liderado várias equipas e desenvolvido estratégias de marketing para cerca de 30 marcas de vinho em Portugal.

 

Antes de se juntar à Sogrape, entre março de 2014 a março de 2016, foi Gestor de Desenvolvimento de Marca na Unicer. Nesse papel, teve responsabilidade estratégica sobre a marca de cerveja número um em Portugal, a Super Bock.

Antes da Unicer, trabalhou na Bial, uma empresa farmacêutica inovadora, de outubro de 2006 a setembro de 2013. Começou como Delegado de Informação Médica, sendo depois promovido a Gestor de Produto. Nesta posição, geriu as marcas Zomarist e Exxiv, focando-se em estratégias de produto, análises de mercado e relação com líderes de opinião chave (KOLs).

Gabriela Sousa

Mário Silva