Enquadramento
O mercado logístico e industrial em Portugal apresenta fundamentos sólidos, mas enfrenta escassez de oferta moderna, sobretudo na Grande Lisboa e no Porto.
A procura permanece elevada, as rendas prime resilientes e o interesse dos investidores internacionais continua forte.
O país reforça a sua posição estratégica com novas áreas bem conectadas como no litoral, centro, norte e em Sines que tem potenciando a captação de fluxos transatlânticos.
A falta de terrenos finalistas e infraestruturas adequadas, os custos energéticos e a necessidade de modernizar o parque existente, são os principais desafios.
Ainda assim, existem oportunidades relevantes: expansão de parques intermodais, crescimento da logística de última milha, reabilitação de ativos obsoletos e valorização de edifícios sustentáveis.
Se Portugal acelerar o licenciamento, as infraestruturas elétricas e de transporte e a certificação verde, poderá consolidar-se como um dos mercados logísticos mais competitivos da Península Ibérica na próxima década.
Objetivos:
Este seminário pretende oferecer uma visão abrangente do mercado do imobiliário logístico e industrial em Portugal, destacando as principais oportunidades, tendências e desafios.
Debater os constrangimentos e bloqueios existentes, bem como os desenvolvimentos administrativos, regulatórios e as exigências ambientais que moldam o setor.
Promover o diálogo e a proximidade entre os diferentes atores, promovendo uma cultura de parceria e colaboração que permita agilizar projetos em curso e impulsionar e captar novos projetos e novos investimentos, é outro dos objetivos que perseguimos.
Destinatários:
Investidores, associações empresariais, industriais, gestores de ativos imobiliários, entidades financeiras, promotores, construtoras, câmaras de comércio, autoridades entidades locais, regionais e centrais, entidades reguladoras e gestoras de infraestruturas, urbanistas, geógrafos, planeadores do território, operadores logísticos, grossistas e retalhistas, sociedades de advogados.