Enquadramento

A Indústria Têxtil e Vestuário (ITV) é uma das mais antigas e tradicionais indústrias portuguesas e mantém-se como um dos maiores e mais importantes setores empresariais nacionais.

A ITV portuguesa desenvolveu muito as suas atividades nas décadas de 70 e 80, grande parte devido a custos de mão-de-obra comparativamente mais baixos, localização geográfica que favoreceu a deslocalização dos meios de produção de outras partes da Europa, onde os custos da mão-de-obra eram consideravelmente mais elevados.

No entanto, em 2001, com a entrada da China na OMC, o desequilíbrio comercial na Europa agravou-se, afetando negativamente as empresas nacionais. Além deste, outros fatores externos negativos, como a adesão de Portugal ao euro, o alargamento da União Europeia (UE) a Leste e a crise económica e financeira internacional, contribuíram para uma intensa contração da atividade das empresas deste setor.

Contudo, desde 2008, que a indústria reagiu e, em especial após 2010, uma forte recuperação da atividade industrial baseada em diversos fatores como o Know-how industrial, inovação tecnológica, design, recursos humanos especializados, elevado valor acrescentado, entre outros, permitiu um crescimento sustentado da atividade.

Os novos desafios resultantes, nomeadamente da economia digital, da sustentabilidade e economia circular, da diversificação tecnológica do setor (têxteis técnicos e funcionais, novas matérias-primas, novos produtos e novos mercados) e a perspetiva de novas marcas nacionais, poderão ser a oportunidade de consolidação do futuro desenvolvimento da ITV portuguesa.

Neste seminário serão debatidos os desafios do sector, as perspetivas dos retalhistas sobre os novos modelos de negócio e as tendências e oportunidades para o setor.

Inscrições

  • Não associados – 70 euros
  • Associados – 50 euros