Formadores
ALCIBÍADES PAULO GUEDES
Presidente Executivo do INEGI
Especialista em estratégia logística e supply chain management. Licenciado em Engenharia Mecânica pela FEUP (1986). Pós-graduação em Engenharia Industrial e Gestão pelo INEGI (1987) | Master of Science (1989) em Gestão e Tecnologias de Distribuição e Doctor of Philosophy (1994) em Distribuição e Logística pela Cranfield School of Management, Cranfield University (Inglaterra).
É atualmente Presidente Executivo do INEGI, a maior instituição Portuguesa de investigação e transferência de tecnologia na área da Engenharia Mecânica e da Engenharia Industrial. É Professor Auxiliar do Departamento de Engenharia e Gestão Industrial da FEUP-UP. É Docente Convidado da PBS – UP (desde 1995), onde leciona Logística e Supply Chain Management no MBA Full-Time, MBA Executivo e programas para executivos.
Tem publicado num conjunto de revistas de Logística e Supply Chain Management. É ainda Presidente do Conselho Fiscal da APLOG – Associação Portuguesa de Logística. Com o INEGI e a PBS ganhou grande experiência no mundo empresarial e da consultoria.
AMÉRICO AZEVEDO
Professor Associado da FEUP
Especialista em Gestão de Operações e em Engenharia e Gestão de Processos de Negócio. Tem sido responsável por variados projetos empresariais (consultoria e de I&D) de âmbito nacional e internacional.
É coordenador e docente na Pós-graduação de Gestão de Operações da PBS e Professor Associado da FEUP. No âmbito do Programa MIT Portugal, tem estado envolvido no programa EDAM (Engineering Design and Advanced Manufacturing) no âmbito da Gestão de Operações.
É responsável de projetos no INESC TEC sendo desde 2010 assessor da direção.
BRUNO AZEVEDO
Cofundador e CEO da AddVoltSenior
Bruno Azevedo, 33 anos, CEO e cofundador da AddVolt, empresa pioneira a nível mundial na eletrificação de veículos de transporte de mercadorias e produtos termo sensíveis. A Addvolt tem clientes e parceiros em 12 Países Europeus (video) e foi a primeira empresa Portuguesa a ser reconhecida com Trailer Innovation Award.
Natural de Oliveira de Azeméis, cidade conhecida pela indústria dos moldes, onde começou a trabalhar os 16 anos como operador de máquinas de injeção de plásticos, na Moldoplásticos.
Desde então e até 2013, manteve-se ligado ao ramo trabalhando numa empresa de revenda de ferramentas para indústria Metalomecânica, a Mafepre Lda.
Formação em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, onde foi membro do Conselho de Representantes e ainda Tesoureiro da Associação de Estudantes.
Após conclusão do Mestrado Integrado em 2013 foi membro fundador de 2 projetos apoiados pelo Passaporte para o Empreendedorismos (atual medida StartUp Voucher), da qual resultou a Addvolt, fundada em 2014.
Participou no programa InRes Carnegie Mellon Portugal com formação nas áreas de gestão e desenvolvimento de negócio pela CMU, em Pittsburgh.
Durante 2020 foi nomeado pela Forbes 30 under 30 na categoria de Fabricação e Indústria.
HELENA GOMES FERNANDES
Diretora Comercial, Marketing e Comunicação da APDL
Helena Gomes Fernandes, licenciada em Relações Internacionais e Cooperação, tem uma Pós-Gradução em Gestão e Estratégia Portuária e um MBA em Gestão de Marketing.
Iniciou a sua atividade profissional na Associação de Jovens Empresários, tendo, em 1997, incorporado a APDL- Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, onde é atualmente Diretora Comercial, Marketing e Comunicação para as áreas de negócio de Leixões, Viana e Douro.
Tem desenvolvido um percurso profissional dedicado à comunicação e marketing e às diferentes áreas comerciais, nomeadamente Carga, Logística e Cruzeiros.
Em 2021 assumiu o cargo de Vice-Presidente da região Atlântica na Associação de Cruzeiros Cruise Europe e é também Conselheira no Conselho Municipal de Turismo do Porto. Integra ainda a Direção da Associação Portuguesa de Transporte Marítimo de Curta Distância.
LUÍS FERREIRA
Managing Director da HAVI Portugal e Diretor Supply Chain do Cluster do SW Europa (Portugal, Espanha, Itália, Croácia e Eslovénia)
Desde 2020 que exerce a função de Managing Director da HAVI Portugal acumulando com a função de Diretor Supply Chain do Cluster do SW Europa (Portugal, Espanha, Itália, Croácia e Eslovénia).
Em 2007 começou a sua atividade na multinacional HAVI Logistics como Diretor da Cadeia de Abastecimento em Portugal passando posteriormente a acumular com a função de Diretor de Procurement Ibérico, tendo estado envolvido no planeamento e implementação de projetos estratégicos para o Grupo a nível internacional.
Durante 8 anos trabalhou na IBM como Consultor Sénior de Logística na área de negócio de Supply Chain and Operations. Exerceu estas funções em vários projetos em empresas de vários ramos de atividades.
Em 1996 iniciou o seu percurso profissional onde trabalhou dois anos e meio para uma empresa líder do ramo automóvel (Ford Lusitana) como Engenheiro de Produção com responsabilidades ao nível da liderança, coordenação de recursos humanos, controlo de produção, análises Custo/Eficácia e Problem Solving.
- Em 2013 obteve o Diploma de estudos avançados em Estratégia e Desenvolvimento Empresarial
- Em 2011 concluiu o programa de “Estratégia Competitiva” no INSEAD
- Em 2004 concluiu o MBA e Mestrado em Logística no ISCTE
- Em 1995 terminou a licenciatura em Engenharia Mecânica (ramo de Termodinâmica Aplicada) no IST
LUÍS MIGUEL FERREIRA
Docente da Universidade de Coimbra
Luís Miguel D. F. Ferreira é Professor no Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra onde leciona as disciplinas de Logística e de Gestão da Cadeia de Abastecimento.
É Doutor em Engenharia de Sistemas pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa e desenvolve a sua investigação em temas relacionados com a gestão de compras e da cadeia de abastecimento.
em publicado em journals como o Supply Chain Management: an International Journal, Journal of Manufacturing Systems, Journal of Cleaner Production, Production Planning and Control entre outros.
Ao longo da sua carreira tem participado em vários projetos de consultoria e de formação para empresas nacionais, internacionais e organismos públicos.
MARCELO BORGES MARTINS
Diretor de Operações Logísticas da Worten
Marcelo Borges Martins tem um mestrado integrado em Engenharia Mecânica pela FEUP (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto).
Iniciou a sua atividade profissional em 2012 no grupo Sonae, tendo desenvolvido toda a sua carreira nas várias operações de retalho especializado do grupo (Sports, Fashion & Eletronics)…
Atualmente é o Diretor de Operações Logísticas da Worten, sendo responsável pela gestão de 4 plataformas logísticas na Península Ibérica e Madeira.
MARLENE PEIXOTO
Responsável de Logística Operacional da Amorim Cork
Marlene Peixoto nasceu em 1978 na cidade costeira de Espinho, Portugal.
Desde jovem, ela sempre foi uma pessoa alegre e comunicativa. Depois de completar o secundário no Colégio Internato dos Carvalhos, Marlene decidiu seguir gestão de empresas e ingressou na universidade.
Após concluir a sua licenciatura, começou a trabalhar na Amorim Champcork em 2005, uma das principais empresas de cortiça do mundo. Rapidamente se adaptou ao mundo do trabalho e à sua função de apoio à direção administrativa e financeira da empresa.
Em 2007, foi convidada para ingressar no controlo de gestão da Amorim & Irmãos e aceitou o desafio de imediato. Foi nesse mesmo ano que Marlene se casou e, em 2011, teve a sua maior alegria com o nascimento da sua filha. Ao mesmo tempo, ela continuou a progredir na sua carreira e em 2022 subiu na hierarquia da empresa passando a responsável de logística operacional.
MARTIM SANTOS
Senior Manager da equipa de Corporate Management Consulting da KPMG
Senior Manager da equipa de Corporate Management Consulting da KPMG; formado em Engenharia do Ambiente pelo Instituto Superior Técnico e trabalha, desde 2008 na KPMG, actualmente como Senior Manager, em projetos de estratégia, sustentabilidade, transformação e otimização, em Portugal e na Europa, Médio Oriente e África.
É o responsável pelos serviços de consultoria em ESG e Sustentabilidade na KPMG Portugal para o sector não financeiro e tem vindo a apoiar nos últimos anos várias entidades do sector privado e publico nos seus processos de análise de impactos e riscos climáticos e na definição de estratégias de descarbonização e redução de emissões.
MIGUEL SIMÕES
Gestor Sénior de Operações de Centros de Distribuição da Sumol+Compal
MBA em Logistica e Distribuição pelo ISLA, tem desenvolvido a sua carreira na SUMOL+COMPAL e conta com mais de 30 anos de experiência em Logistica e Operações de Armazém.
É apaixonado pelas Operações de Logística e Novas Tecnologias de movimentação de cargas e tem como principal característica, a proximidade às equipas que lidera.
Teve um contributo importante na Equipa de liderança do projeto de expansão do Centro de Operações Logísticas de Almeirim com grande destaque no acompanhamento da construção do Armazém Automático.
PAULO LOPES
Responsável pelo programa de Transformação Digital da Worten
Licenciado em Organização e Gestão de Empresas pelo ISCTE e com um MBA pelo Lisbon MBA, integra os quadros da Worten desde 2010, integrando neste momento a equipa do Digitalismo que é responsável pelo programa de Transformação Digital da Worten.
Após uma experiência muito diversificada de quase 9 anos na área comercial, onde teve várias responsabilidades na gestão comercial, desenvolvimento de parcerias estratégicas e novos formatos, Business Intelligence e Gestão de Projetos, tem agora a responsabilidade de difundir novas metodologias de trabalho baseadas em práticas ágeis com o objetivo de melhorar a experiência de Cliente e Colaborador.
Dentro deste âmbito, está incluída também a responsabilidade pelo Centro de Excelência de Automação da Worten.
RUI CASTANHEIRA
Diretor de Supply Chain Amorim Cork
Licenciado em Engenharia Química pela FEUP / MBA Executivo realizado na Porto Business School.
Ingressou na Amorim Cork em 2000. Desempenhou funções de Planeamento de Produção até 2007. Nesse ano, assumiu a direção do departamento de Logística, função que desempenha até hoje como Diretor de Supply Chain.
Dos diversos projetos que participou na Amorim Cork, destaca a Reestruturação do Departamento da Supply Chain com a criação do Departamento de Planeamento Tático e implementação de SAP na empresa, como Dono de Processo de O2C e P2P.
SÓNIA DUARTE
Area Coordinator de Transportes a nível ibérico da Worten
Licenciada em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão e com uma Pós-Graduação em Retail Management integra os quadros da Worten desde 2004, tendo iniciado o seu percurso na área Comercial e estando atualmente na área de Supply Chain.
As diversas áreas por onde passou nos últimos 19 anos na Worten permitem-lhe ter um conhecimento e visão transversal da empresa, atualmente desempenha funções de Area Coordinator de Transportes a nível ibérico, com foco na gestão e planeamento de todas as atividades operacionais de transporte com os vários operadores logísticos parceiros da Worten, trabalhando todos os dias para conseguir adaptar-se às necessidades dos clientes e tendências de mercado, garantindo implementação de novos serviços, níveis de serviço, lead time, eficiência de custos e qualidade que se reflita na satisfação dos seus clientes.
TIAGO MIRA
Gestor de Melhoria Contínua da Sumol+Compal
Com Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial pela Universidade de Coimbra, tem desenvolvido a sua carreira exclusivamente na indústria alimentar, contando com passagens pelo grupo Heineken, Cofaco e SUMOL+COMPAL, com experiência nas áreas de produção, manutenção e melhoria contínua.
É apaixonado por explorar novas tecnologias para resolver problemas complexos e, por isso, se dedica à procura constante de soluções inovadoras. Acredita que o trabalho em equipa é fundamental para alcançar bons resultados e valoriza a colaboração e o desenvolvimento de relações de parceria.
Recentemente, assumiu a liderança de alguns projetos estratégicos para a organização, destacando-se o projeto da “1ª Fábrica 5G em Portugal”.
TIAGO SANCHEZ
Senior Partner do Kaizen Institute Western Europe
Tiago Pérez Sánchez é licenciado em Engenharia e Gestão Industrial pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, iniciou a sua atividade no Kaizen Institute em 2002 e é atualmente Senior Partner do Kaizen Institute Western Europe.
Nos últimos anos tem-se centrado essencialmente na gestão e desenvolvimento dos mercados de Portugal, Espanha, França e Reino Unido.
Tiago tem uma vasta experiência em processos de Mudança Cultural e iniciativas Kaizen Lean Transformation, em diversos setores como a Indústria, Logística, Saúde, Retalho, nível nacional e internacional.
No caso particular da Saúde tem experiência na liderança de projetos de otimização de fluxos, nível de serviço ao utente e eficiência em Hospitais públicos e privados, desde 2004.