Enquadramento

A logística urbana apresenta desafios significativos, especialmente em áreas densamente povoadas. A gestão eficiente dos fluxos de mercadorias dentro das cidades não só afeta a economia, mas também o meio ambiente e a qualidade de vida dos residentes.

A saturação das vias de circulação, a poluição do ar e sonora, a ocupação do espaço público e os congestionamentos são apenas alguns dos problemas associados à logística urbana.

Para lidar com esses desafios, é crucial que todos os intervenientes, trabalhem juntos para desenvolver soluções inovadoras e sustentáveis.

A introdução de políticas de restrição de tráfego, como zonas de baixas emissões ou restrições de horários para entrega de mercadorias, pode ajudar a reduzir os impactos negativos.

Além disso, investimentos em infraestrutura de transporte mais eficiente, como ciclovias, transporte público de carga e “hubs” de distribuição fora das áreas urbanas centrais, também podem contribuir para melhorar a logística urbana.

Tecnologias emergentes, como a utilização de veículos elétricos e autônomos, sistemas de gestão de frota inteligente e roteamento otimizado, também desempenham um papel crucial na busca por soluções mais sustentáveis e eficientes.

Em última análise, a colaboração entre os diversos “stakeholders”, juntamente com a adoção de práticas e tecnologias inovadoras, é essencial para enfrentar os desafios da logística urbana e melhorar a qualidade de vida nas cidades.

OBJETIVOS
  • Refletir sobre as tendências da distribuição capilar;
  • Debater a sustentabilidade da logística urbana e conhecer soluções e modelos de negócio sustentáveis que assegurem a descarbonização e a eficiência do abastecimento;
  • Identificar e refletir sobre as diversas visões, estratégias e politicas das diversas autoridades locais e regionais;
  • Conhecer a visão das entidades representativas das atividades económicas presentes nas cidades;
  • Debater as soluções e tecnologias de suporte à atividade de distribuição urbana;
DESTINATÁRIOS
  • Operadores logísticos, transporte, distribuição, grossistas, retalhistas, autoridades públicas, consultores de mobilidade, urbanismo, tecnológicos, fabricantes de veículos e tecnologias.
MODELO E ESTRUTURA
  • Duração de um dia, com dois “coffee breaks” e almoço incluídos, será composto por sessões para palestras, apresentação de casos e soluções e mesas redondas temáticas, dedicadas à reflecção e debate.