Enquadramento

A logística urbana é um dos grandes problemas que os profissionais da cadeia de abastecimento e os gestores das áreas e regiões urbanas enfrentam.

Compreendendo inúmeros veículos, viagens, quilómetros percorridos e a utilização do espaço público que ocupam para assegurar as necessidades de abastecimento, os impactos negativos para o ambiente urbano e para a qualidade de vida dos cidadãos, são preocupações dos vários intervenientes, desde produtores, grossistas e retalhistas, transportadores e distribuidores, autoridades públicas.

Num contexto em que a procura é tão grande e com as fortes restrições impostas na circulação de veículos por forma a reduzir os diversos impactos negativos, os vários “players” não poupam esforços para encontrar novas soluções que contribuam para a neutralidade carbónica, para a otimização de recursos e infraestruturas e proporcionem maior qualidade de vida para os cidadãos.

Objetivos
  • Divulgar o estudo realizado sobre a realidade e desafios da distribuição urbana, em particular da última milha;
  • Refletir sobre as tendências da distribuição capilar;
  • Debater a sustentabilidade da logística urbana e conhecer soluções e modelos de negócio sustentáveis que assegurem a descarbonização e a eficiência do abastecimento;
  • Identificar e refletir sobre as diversas visões, estratégias e políticas das diversas autoridades locais e regionais;
  • Conhecer a visão das entidades representativas das atividades económicas presentes nas cidades;
  • Debater as soluções e tecnologias de suporte à atividade de distribuição urbana.