Enquadramento
O setor da logística tem vindo a ser desafiado não só pelas necessidade e exigências dos Clientes finais, com as compras online a crescerem e a conveniência a ser cada vez mais valorizada, mas também pelos constrangimentos de abastecimentos às Cidades e pela crescente preocupação geral sobre sustentabilidade ambiental. Como agravante do atual contexto, enfrenta ainda os dramas da guerra e inflação que afetam particularmente este setor.
Vivemos numa dicotomia entre clientes que exigem as suas compras “aqui e agora” e ao mesmo tempo reclamam também por “cidades mais verdes, com menos trânsito, poluição e ruído”.
Uma época em que à logística é exigido, operações cada vez mais rápidas e frequentes, com novas práticas no que toca à mobilidade urbana e entrega de last mile. Uma operação cada vez mais complexa, que se pretende que aumente frequência, mantenha os níveis de eficiência e rigor, sem decorar o impacto na sociedade, nas cidades e no seu bem-estar.
Estes desafios requerem debate e planos de intervenção alinhados entre os vários agentes económicos, desde o Governo, às Autarquias, passando pelas Empresas e por todos os que operam no setor. As soluções para o futuro passarão certamente por modelos logísticos colaborativos, informação partilhada e otimizada, novos polos de abastecimento às cidades, entregas noturnas, outro tipo de viaturas, entre outros.
Objetivos
- Refletir sobre os desafios na criação de cidades mais sustentáveis, incorporando a logística urbana no planeamento global da cidade;
- Reconhecer a importância do last mile, da logística inversa e da micrologística que na perspetiva dos clientes quer das empresas;
- Sensibilizar para as dificuldades no acesso aos grandes centros, abordando aspetos quer de infraestruturas quer dos meios de transporte;
- Identificar as tendências em termos de mobilidade, equipamentos e tecnologia por forma a facilitar o planeamento e a visibilidade de toda a cadeia de abastecimento.