Mensagem do Presidente
Ultrapassada a fase mais critica da pandemia, a logística e as cadeias de abastecimento voltam a ser chamadas para primeiro plano.
As tensões internacionais, numa primeira fase comerciais depois políticas e atualmente bélicas, colocam os países e as respetivas economias, empresas e cidadãos perante novos e imprevisíveis desafios.
As crises, energética, das matérias-primas e das cadeias alimentares, a que se juntou a subida descontrolada da inflação, têm implicações novas e inesperadas na Supply Chain como um todo, tanto na componente das operações logísticas como na dos transportes.
Com este cenário, o desafio da APLOG para este Congresso é perceber se os setores económicos serão ou não afetados de igual forma.
Quais as tendências do retalho alimentar e não alimentar para os próximos tempos?
Estarão os operadores logísticos a preparar-se para dar resposta a essas tendências com eficiência, mas de uma forma cada vez mais sustentável?
Tema crítico para todos os setores, mas em particular para a Logística, a cibersegurança terá destaque através de um painel com empresas líderes na área.
Paulo Portas, oferecerá uma visão integrada da situação geopolítica e seus impactos a nível económico.
Teremos casos práticos com empresas tecnológicas e retalhistas e partilharemos os Prémios de Excelência Logistica, nas categorias Empresas, Start ups e Academia.
Porque as pessoas continuam a ser a componente mais valiosa, a atração e retenção de profissionais na Logística merecerá uma análise profunda.
No habitual jantar do Congresso teremos como convidado o Bispo D. Américo Aguiar que nos falará do grande desafio da Jornada Mundial da Juventude 2023.
No segundo dia, as infraestruturas com a ferrovia e as operações portuárias, serão alvo de toda a atenção do Congresso, e pela primeira vez, teremos um painel dedicado em exclusivo às StartUps na área da Supply Chain.
Antes do encerramento, que contará com o Secretário de Estado da Economia, teremos um painel com os Presidentes das Confederações Empresarias e com a presença do Presidente da Comissão de Acompanhamento do PRR, para partilhar o que já foi feito e o que poderemos perspetivar no futuro próximo.
Sem esquecer ou desvalorizar o tempo presente com as dificuldades conhecidas, o nosso Congresso, como é habitual, terá o objetivo de nos preparar para os próximos tempos!
50 oradores e 38 empresas são disso testemunho.
Este é e será sempre uma parte fundamental da Missão da APLOG.
Motivos mais que suficientes para endereçar o meu convite para a sua participação.
Esperamos por si.
Raul Magalhães
Presidente da Direção da APLOG