APLOG - Associação Portuguesa de Logística
Faq´s | Contactos | Links | Mapa do Site


Agenda: Setembro de 2021
S T Q Q S S D
1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30

Mês Anterior | Próximo Mês

APLOG Facebook APLOG Twitter APLOG Linked In APLOG Youtube
Início > Eventos > Congressos > 11º Congresso de Logística
O Presidente
A Logística e os Desafios do Mercado - Pessoas, Práticas e Performance
A Logística afirmou-se como propulsor da nova economia, sincronizando e controlando de modo dinâmico todas as actividades ao longo da cadeia de abastecimento, para responder à exigência de agilidade, uma das chaves de competitividade do século XXI.

A Logística ágil, que permite cruzar a cadeia de abastecimento com a actividade transportadora e a informação, torna-se deste modo instrumento indispensável para responder aos desafios do mercado.

Nos nossos dias a velocidade é rainha, quer em termos de entrega física dos produtos quer quanto à disponibilização de informação. É indispensável maximizar a velocidade com que se fabrica um produto, se desenvolve informação ou um serviço e se coloca nas mãos dos decisores, em tempo oportuno, para gerar vendas.

A internet abriu as portas ao mercado internacional e transformou pequenas indústrias em empresas globais, evidenciando a estrondosa força que gerir e disponibilizar informação imprime ao mundo dos negócios. Os clientes exigem elevada qualidade, tempos de entrega rápidos e grande acessibilidade de informação. Se um fornecedor tal não assegura, procuram-se facilmente fontes alternativas. Inovar no produto e no processo, garantindo simultaneamente custos competitivos e transmitir essas capacidades a um mercado global, em rede, são mínimos que qualquer empresa para sobreviver, tem de respeitar.

As fronteiras desapareceram para o mercado, transformando-se a capacidade de comunicar, em termos de linguagem e conectividade, na verdadeira barreira a transpor.

No novo contexto do mercado a logística ocupa um papel determinante. Por isso a APLOG elegeu como tema do Congresso de 2008 "A Logística e os desafios do mercado: Pessoas, Práticas e Performance".

Enquanto "academia de conhecimento logístico", uma vez mais a APLOG, no seu congresso, realiza uma reflexão estratégica na envolvente da logística e divulga casos de sucesso, mostra soluções e boas práticas e promove o conhecimento e a rede de oportunidades na logística, tendo em atenção que esta é instrumento de competitividade das empresas e não um fim em si.

O 11º Congresso de Logística da APLOG está estruturado, como habitualmente, em sessões plenárias e paralelas, com a intervenção de 3 dezenas de oradores nacionais e estrangeiros, abordando argumentos como os desafios do mercado, a colaboração na cadeia de abastecimento, as tendências do mercado, a energia, as infra-estruturas, as tecnologias, a performance, o HACCP, o QREN como instrumento de competitividade e, naturalmente, as pessoas, enquanto sustentáculo insubstituível de todo o processo produtivo.

Estamos confiantes que os temas propostos irão criar grande interesse e, consequentemente, uma forte adesão.

Até ao Congresso aqui ficam as nossas Saudações Logísticas.

António Jorge Costa
presidente@aplog.pt

Topo
Hiperligações Rápidas
País Convidado Brasil